As 10 fobias mais estranhas!

27 out

Tricofobia – Medo de cabelo caído. Se há cabelo na sua sopa, está tudo bem. Mas se você vê cabelo em todos os lugares, você pode estar sofrendo de tricofobia. Do grego Thrix (cabelo) e fobia (medo), é o mórbida repulsa ou medo provocado pela visão de cabelos caídos nas roupas ou lugares/coisas.

Papafobia: Medo do Papa. Considerado como um dos mais benevolentes e maravilhosas pessoas em todo o mundo, seu rebanho é de milhões de pessoas, todas esperando pela sua bênção… Exceto para aqueles que sofrem “Papafobia”: Um anormal ou persistente medo patológico do papa ou do papado. Os sintomas podem incluir falta de ar, respiração rápida, batimentos cardíacos irregulares, sudorese, náuseas ou global sentimentos de medo. E não seria só sobre o próprio Papa, uma pessoa com papafobia também pode ter medo da Igreja Católica Romana. Imagina o papa-móvel vindo em direção de uma pessoa dessa.

Araquibutirofobia: medo de que se incrustem na gengiva ou no palato a pele que envolve o amendoim, pipoca ou outro componente que adere ao palato como doces compactos. Comer pasta de amendoin (parece até que somos norte-americanos né?), amendoin japonês (sem casca) ou pipoca industrializada pode, mas de resto…

Nomofobia: Nome recente que designa o desconforto ou a angústia causados pela incapacidade de comunicação através de aparelhos celulares ou computadores. Como você se sente quando seu celular está sem serviço ou mesmo descarregado? Consegue passar um dia sem o celular? Os nomofóbicos até quando os celulares pré-pagos ficam sem crédito (faz logo pós-pago ¬¬).

Efebofobia: Definida como um medo irracional de adolescentes e um preconceito contra eles. Agora imagine festinhas de adolescentes? Nem pensar! Uma pessoa com essa fobia não vai ter filho nunca, nem visitar amigos com filhos.

Escopofobia: Medo irracional de ser observado/visto. Essa pessoa deveria fazer treinamento para ninja. Essas pessoas tendem a evitar grande multidões ou lugares com muita gente, como shopping (e jogo de futebol). Qualquer simples tarefa como dirigir um carro pode ser muito difícil. O doente irá sentir aguçado medo e desconforto, uma vez que pensará que os outros o estão encarando através dos espelhos do carro.

Espectrofobia: Medo irracional de espelhos. As pessoas que sofrem deste mal não se veem (sem acento, nova regra ortográfica) no espelho, reflexo é causa pra pânico! O psicanalista Sandor Ferenczi atribui este medo a dois motivos: Medo do auto-conhecimento e a pessoa virar exibida demais (eu hem!).

Fagofobia: Medo assustador de engolir/se alimentar. O que traumatizou essas pessoas foi quando a mãe delas as mandava comer para crescer firme e forte (mentira). Em casos mais suaves da doença ainda é possível engolir comidas líquidas ou macias. Acaba levando à má-nutrição e perda excessiva de peso.

Vomitofobia: Medo mortal de vomitar. Sim, mortal por que ninguém é muito fã de ficar vomitando né? Esta fobia também envolve o medo de ver pessoas vomitando (ê frescura) ou de ser vomitado (aí não se trata nem de medo e sim de novo, nunca vi alguém vendo outro vomitar e sair correndo pra levar uma “chuveirada” de regurgitação). Nos piores casos as pessoas com esta doença evitam de sair para comer ou mesmo se socializar indo à festas. Acabam se alimentando mal e sendo confundidos com anorexicos, mas não bulímicos, já que esta envolve questão de peso.

Triskaidekafobia: Este sim é um palavrão! Medo do número 13. Por incrível que pareça é mais comum do que se imagina. Em casos leves trata-se apenas de um receio sobre o número. Há também o medo da sexta-feira 13, chamado paraskavedekatriafobia (cacete! vou anotar esta palavra para quando estiver bebendo tentar falar). Sabiam que Hitler tinha medo do nº 13? Há também o medo do número 4, tetrafobia. Este é mais comum no Japão, China e Coréia, já que lá tem significado de morte e/ou azar. Alguns elevadores chegam e não ter o número, pulando do 3º pro 5º (não sei se o andar também não existe, mas enfim…)

Fonte:Blog do Humor

Temos muito mais curiosidades e posts divertidos, clique aqui e veja:

4 Respostas to “As 10 fobias mais estranhas!”

  1. Lembrancinhas personalizadas da Joelma 30 de outubro de 2010 às 15:14 #

    Muito bommmmmmmmmmmmmmmmmm

  2. Victor 30 de outubro de 2010 às 16:44 #

    Automatonofobia
    medo de manequins, bonecos ou qualquer coisa que tente imitar um ser humano

    uahsuash
    foda neh?
    quem ia ter isso
    uma fobia nada ve
    e o pior de tudo é que eu tenho
    =/

  3. Lucas 31 de outubro de 2010 às 1:29 #

    Efebofobia: Definida como um medo irracional de adolescentes e um preconceito contra eles. Agora imagine festinhas de adolescentes? Nem pensar! Uma pessoa com essa fobia não vai ter filho nunca, nem visitar amigos com filhos.

    Tá tudo errado!!!

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Efebofilia

  4. barbara 31 de outubro de 2010 às 1:38 #

    nomofobia acho que a maioria das pessoas têm…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: